O que é e como funciona o Mercado Livre de Energia?

Compartilhe:

Facebook
LinkedIn
X

Desde o começo de 2024, pequenas empresas agora também podem escolher de quem comprar energia elétrica. Essa mudança representa um grande avanço para os consumidores, pois elimina a necessidade de depender exclusivamente das distribuidoras, permitindo negociações diretas com fornecedores. Mas como funciona essa modalidade e quem pode aderir a ela? Descubra no texto a seguir:

O que é o Mercado Livre de Energia?

O Mercado Livre de Energia é um ambiente de negociação onde consumidores podem escolher seu fornecedor de eletricidade, definindo condições mais vantajosas de preço, prazo e origem da energia. Nessa modalidade, os valores são definidos entre as partes, sem interferência de órgãos reguladores, proporcionando mais previsibilidade, economia e flexibilidade para os consumidores.

Atualmente, apenas consumidores que utilizam energia em alta tensão (Grupo A), como comércios e indústrias, podem aderir ao Mercado Livre. No passado, apenas aqueles que consumiam mais de 500 kV podiam participar, mas com a nova regulamentação, empresas de menor porte também terão essa oportunidade.

Quem pode participar do Mercado Livre de Energia?

A partir de janeiro de 2024, qualquer empresa que utiliza energia elétrica em alta tensão (Grupo A) poderá negociar diretamente com os fornecedores. Isso inclui setores como:

  • Comércios de todos os portes;
  • Indústrias;
  • Padarias;
  • Restaurantes;
  • Escritórios e prédios comerciais;

Com essa abertura do mercado, pequenos e médios empreendimentos poderão aproveitar condições comerciais mais favoráveis e otimizar seus custos com energia. Consumidores de baixa tensão (Grupo B), como os residenciais e rurais, ainda precisarão comprar sua energia de distribuidoras locais.

Como funciona o Mercado Livre de Energia?

No Mercado Livre, os fornecedores e consumidores negociam diretamente os termos da compra de energia. As partes podem definir:

  • Preço da energia;
  • Fonte da geração (renovável ou convencional);
  • Prazos do contrato;
  • Flexibilidades e condições de reajuste.

Essa negociação direta permite uma previsão orçamentária mais eficiente e elimina cobranças inesperadas. Como não há um teto máximo de tarifas regulado pelo governo, os consumidores podem buscar acordos mais vantajosos, reduzindo significativamente seus custos com eletricidade.

A Brixen te ajuda a migrar para o Mercado Livre de Energia

Se a sua empresa deseja aproveitar os benefícios do Mercado Livre de Energia, contar com uma assessoria especializada faz toda a diferença. A Brixen auxilia seu negócio em todas as etapas da transição, garantindo uma migração segura, transparente e sem complicações. Com a nossa experiência no setor, ajudamos sua empresa a encontrar as melhores condições, evitando surpresas e garantindo uma economia real.

Entre em contato com a Brixen e descubra como sua empresa pode reduzir custos e ganhar mais autonomia no consumo de energia elétrica!

Quer receber mais conteúdos como esse no seu e-mail?

Inscreva-se para receber nossas novidades e conteúdos por email
Precisamos dessas informações de contato que você nos fornece para enviar nossos conteúdos. Você pode deixar de receber essas comunicações quando quiser.